sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Evangelho do dia 1/11/2012 - Ano B



EVANGELHO DO DIA 1/11/2012 – ANO B 

1- Oração de compromisso do Ministério: 

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho: 

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – Jesus vai até o fim - Lc 13, 31-35 

Naquele momento alguns fariseus chegaram perto de Jesus e disseram:
- Vá embora daqui, porque Herodes quer matá-lo.
Jesus respondeu:
- Vão e digam para aquela raposa que eu mandei dizer o seguinte: "Hoje e amanhã eu estou expulsando demônios e curando pessoas e no terceiro dia terminarei o meu trabalho”.
E Jesus continuou:
- Mas eu preciso seguir o meu caminho hoje, amanhã e depois de amanhã; pois um profeta não deve ser morto fora de Jerusalém.
- Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram! Agora a casa de vocês ficará completamente abandonada. Eu afirmo que vocês não me verão mais, até chegar o tempo em que dirão: "Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!"

4- Comentário: 

Jesus, pelo que vinha realizando por onde passava, na sua caminhada ruma a Jerusalém, apresentavam-se invejosos de toda a estirpe. A manifestação desses fariseus do texto é pura hipocrisia. Os fariseus perseguiam Jesus com a maior das falsidades. Estes fariseus simulam proteger Jesus das ameaças de Herodes, preposto do império romano, com autoridade sobre a Galiléia. Os fariseus queriam intimidar Jesus com o propósito de impedir sua peregrinação. Eles já tinham presenciado a morte de João Batista motivada pela sua pregação anunciando o Salvador. Jesus exercitava a prática que se assemelhava a de João,

Estas atitudes dos fariseus nós verificamos com freqüência nos dias de hoje, nas nossas peregrinações com o Evangelho. Sempre tem alguém nos desanimando. Assim como Jesus não se intimidou, também não devemos esmorecer com tais atitudes. Precisamos dar continuidade aos trabalhos de Jesus, levando a Boa Nova aos aflitos.

As estas dificuldades que nos são apresentadas, também, como Jesus, devemos rechaçar, com veemência, do nosso convívio. Jesus, na época não podia ser parado, e hoje nós, também, não podemos parar. Devemos ter o propósito de continuar com a missão libertadora de Jesus, que será estendida até os confins do mundo.

5- O evangelho como oração: 

Senhor me dê força para caminhar na peregrinação do seu Evangelho. Não permita que situações contrarias aos seus ensinamentos prevaleça em mim. Preciso de discernimento

para perceber as situações adversas e com ajuda do seu Santo Espírito consiga me desvencilhar destas perseguições. Quero ser cada vez mais forte na fé para caminhar a seu lado. Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário