domingo, 11 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 08/11/2012 – ANO B


                                      EVANGELHO DO DIA 08/11/2012 – ANO B
Em busca da ovelha perdida


1- Oração de compromisso do Ministério: 
Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém! 
2- Oração para entendimento do Evangelho: 
Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade. 
3- Evangelho – Jesus provoca escândalo – Lc 15, 1-10

Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir. Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo:
- Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:
- Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida."
- Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.
Jesus continuou:
- Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida."
- Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados.

4- Comentário: 
Jesus era criticado pelos fariseus e escribas por acolher aqueles que eram por eles considerados pecadores. Deus é misericordioso e por isso mandou seu Filho Jesus para dar oportunidade a todos. Somos merecedores da misericórdia de Deus, por sermos suas criaturas feitas a sua semelhança em bondade, amor e misericórdia, também. Não devemos julgar nossos semelhantes. Isto não compete a nós. Somente Jesus tem autoridade de julgador. Nossa missão é sermos seus discípulos ajudando-O na recuperação de suas ovelhas. Na nossa missão, como cristãos, deparamos com muitos irmãos desorientados por terem cometidos alguma falta não recomendada no Evangelho. Temos por obrigação acolher estas pessoas, ampará-lo com o Evangelho de Cristo conduzindo-o comungar conosco em oração, o amor fraterno em Cristo. Devemos, também, pedir misericórdia do nosso bom Deus, aos que nos dias de hoje, imitam os fariseus e os ditos doutores da lei da época, citados nesta passagem bíblica, que se aproveitam da fragilidade espiritual da comunidade, extorquindo valores para sua purificação, perdão ou cura. A misericórdia de Deus é gratuita. Jesus rejeita estes critérios religiosos excludentes e opressores, acolhendo a todos. É o amor misericordioso que reergue as pessoas e as integra, alegremente, na vida comunitária.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

5- O evangelho como oração: 
Senhor Jesus, peço humildemente, força para ser, de verdade seu discípulo. Quero ser seu auxiliar na recuperação de suas ovelhas, trazendo-as festivamente a seu convívio

Que o Santo Espírito me dê discernimento suficiente para estas tarefas resistindo a todo cansaço e desânimos. Quero estar revestido de coragem para enfrentar as adversidades e os críticos separatistas que se apresentam como julgadores, condenando os que por ventura tenham cometido alguma falta. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário