domingo, 11 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 09/11/2012 – ANO B



EVANGELHO DO DIA 09/11/2012 – ANO B
O verdadeiro Templo de Deus



1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho: 

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – O verdadeiro Templo de Deus – Jo 2, 13-22

Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
- Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!
Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram:
- Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu:
- Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!
Eles disseram:
- A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.

4- Comentário: 

Nesta passagem evangélica, queremos nos ater, na situação vivenciada por Jesus Cristo, no Templo de Jerusalém, onde encontrou o povo, fazendo as mais diversas utilizações comerciais da Casa do Senhor, nosso Deus, em detrimento a sua real função: Cultuar nosso Deus, senhor de tudo. 

O verdadeiro templo de Deus, pra nós, nos dias de hoje, é a contrição dos nossos corações na fé em Jesus Cristo como único salvador, para o santo convívio com o Pai. Como discípulos de Cristo, em nossos corações, deveríamos cultuar nosso Deus acima de tudo, sem transgreções. Entretanto, também, não sabemos fazer uso do Templo Sagrado. Deveríamos agradar a Deus sendo justos amando-o sobre todas as coisas. A nossa mercadoria é a alma. Nós estamos, na maioria das vezes, vendendo-a aos oportunistas do mal, contrários as recomendações de Jesus Cristo, preconizadas nos Evangelhos. Precisamos ser verdadeiros, guardiães da Verdade, da Palavra, para um melhor aprofundamento cristão. Devemos vivenciar bons exemplos para o avivamento da nossa fé de forma a não tropeçarmos no comercio da vida, manipulado pelas forças do mau. Deus não faz comercio de nada. Também não faz concessões. Nós somos responsáveis pelos nossos procedimentos de vendilhões. 

Quando Jesus fala que se derrubassem o Templo, em três dias o reconstruiria, estava se referindo a sua paixão, preste a acontecer, orquestrada pelos que mais deveriam preservá-lO, os doutores da lei. Nos dias de hoje, também, mesmo conhecendo Jesus, capitulamos em negá-lO, da mesma forma como a comunidade hostil que conviveram com Jesus, na sua forma humana. 

Jesus estava se referindo ao templo do seu corpo, se morto ressuscitaria no terceiro dia, subiria ao céu para sentar a direita do seu Pai todo poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos, no final dos tempos. Hoje Jesus habita conosco de forma glorificada. A nossa percepção Dele dependerá do tamanho da nossa fé, do nosso amor por Ele. Se O amamos, não aviltaremos o seu Templo. Seremos discípulos fiéis. 
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. 

5- O evangelho como oração: 

Senhor, que meu coração seja verdadeiro templo seu. Que a Trindade Santa se abrigue permanentemente no meu coração. Não permita que forças do mau invada meu ser em busca da minha alma. Que eu tenha discernimento suficiente para entender Tua palavra e transmitir a quem dela estiver necessitado, gratuitamente, para fortalecimento do Seu Templo. Que eu seja incansável na busca pela suas ovelhas perdidas, fortalecendo-as na fé, tornando-as felizes vivenciando Seu Evangelho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário