segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 15/11/2012 -Lc 17,20-25


EVANGELHO DO DIA 15/11/2012 – ANO B
"O Reino de Deus está dentro de vocês"- Lc 17,20-25

 

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho –"O Reino de Deus está dentro de vocês" - Lc 17,20-25

Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: 
- Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: "Vejam! Está aqui" ou "Está ali". Porque o Reino de Deus está dentro de vocês. 
Então ele disse aos discípulos: 
- Chegará o tempo em que vocês vão querer ver um dos dias em que o Filho do Homem já tiver chegado, mas não verão. Alguns vão dizer a vocês: "Olhem aqui" ou "Olhem ali"; porém não saiam para procurá-lo. Porque, assim como o relâmpago brilha de uma ponta do céu até a outra, assim será no dia em que o Filho do Homem vier. Mas primeiro ele precisa sofrer e ser rejeitado pelo povo de hoje.

4- Comentário:

O Reino de Deus para o judaísmo significava a hegemonia mundial deste povo, com a submissão de todas as nações, que viriam adorar no Templo de Jerusalém, trazendo suas riquezas; as nações que não se submetessem, seriam destruídas pela divindade (Is 60,5-6.11-12; 61,6; 66,23-24; Zc 14,14.18-19).

Era a expectativa escatológico-messiânica, de um futuro de glória terrena para os filhos de Abraão, tendo como referência a figura de Davi com seu império, conforme constava em sua tradição. Com esta concepção, os fariseus dirigem-se a Jesus, perguntando sobre o momento em que isto aconteceria. Jesus remove qualquer ideia de um reino de poder, dominador e opressor. Na realidade "o Reino de Deus está no meio de vós", isto é, já acontece no dia a dia, e pode ser alcançado por qualquer um. É o reino do amor, da fraternidade universal, do serviço, da partilha, da promoção da vida para todos, sem exclusivismos raciais ou nacionalistas. Jesus é o Filho do Homem, o Deus que se fez homem, que conviveu, sofreu, morreu, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Que comunica o amor, sem deixar de ser frágil e vulnerável ao sofrimento, à morte temporal, porém, participante e comunicador da vida divina e eterna. Que vive entre nós de forma glorificada. O Reino de Deus está dentro de cada um de nós, bastando para sermos participantes, da nossa sincera aceitação a Jesus como nosso Salvador. A percepção de sua presença depende única e exclusivamente da nossa fé no nosso reino, em cada um de nós. Pertencer ao Reino de Deus é participar ativamente da nossa Igreja, atendendo aos chamamentos Divinos aos serviços da própria Igreja. É ser feliz.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém

5- O evangelho como oração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário