segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 26/11/2012 - Lc 21,1-4



EVANGELHO DO DIA 26/11/2012 – ANO B
A viúva pobre doou tudo”- Lc 21,1-4

 


1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – “A viúva pobre doou tudo”- Lc 21,1-4

Jesus estava no pátio do Templo, olhando o que estava acontecendo, e viu os ricos pondo dinheiro na caixa das ofertas. Viu também uma viúva pobre, que pôs ali duas moedinhas de pouco valor. Então ele disse: 
- Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver. 

4- Comentário: “Jesus denuncia o sistema opressor”
A ostentação não era bem vista aos olhos de Jesus. Jesus preferia as coisas mais simples que não criasse uma situação separatista de classes sociais: Os que mais têm em relação aos que menos têm. Jesus nos ensina para sermos simples de formas a convivermos, com nossos irmãos, também de forma simples. Os templos eram construídos com grandes ostentações, caracterizando, simplesmente, a condição de sua administração, aos mais poderosos. Os menos favorecidos e os pequeninos não se sentiam confortáveis nos recinto, preferindo, muitas das vezes, ausentar-se das reuniões religiosas.

Hoje em dia, alguns mais favorecidos, quase sempre não vivem uma situação de liberdade plena. Estão atrelados a cuidar dos seus bens diuturnamente, e a conquistar novas fortunas. A oferta generosa desta parcela da sociedade, que pensa estar substituindo suas ausências das comunidades da Igreja, são vistas com tristeza por Jesus, São pessoas que preferem fazer doações consideráveis, pensando estar amenizando seus equívocos em preterir a presença de Deus em suas vidas, preferindo as benesses que o mundo lhe oferece.

Até mesmos nas ofertas, naquele tempo, os mais poderosos tinham, pela condição de suas riquezas, a preferência para as suas doações polpudas, ficando os menos favorecidos, quase sempre para o final das ofertas, com suas oferendas mais humildes, que muitas das vezes, faltaria para seu sustento. Eram dadas pelas verdades de sua fé, condicionadas em seus corações, por um verdadeiro amor a Deus.

A união destas duas classes sociais se dá pela boa pratica do evangelho, levando a todos, a oportunidade de uma conversão de amor, também a Cristo Jesus, Senhor das igualdades.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

5- O evangelho como oração:

Senhor, que eu seja simples e possa conviver com meus semelhantes, também de forma simples. Não permitas me afastar da comunidade. Quero conviver com todos de forma a sempre somar positivamente para nosso crescimento cristão, proporcionando sempre, o avivamento de nossa fé. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário