sábado, 3 de novembro de 2012

Evangelho do dia 03/11/2012 - Ano B



EVANGELHO DO DIA 03/11/2012 – ANO B 

1- Oração de compromisso do Ministério: 

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém! 

2- Oração para entendimento do Evangelho: 

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – A questão do sábado - Lc 14, 1.7-11

Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção. Um homem, com as pernas e os braços inchados, chegou perto dele. E Jesus perguntou aos mestres da Lei e aos fariseus:
- A nossa Lei permite curar no sábado ou não?
Mas eles não responderam nada. Então Jesus pegou o homem, curou-o e o mandou embora. Aí disse:
- Se um filho ou um boi de algum de vocês cair num poço, será que você não vai tirá-lo logo de lá, mesmo que isso aconteça num sábado? E eles não puderam responder.
Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

4- Comentário: 

Algumas circunstâncias ofereciam a Jesus a oportunidade de dar lições de boas maneiras aos seus contemporâneos. Seus ensinamentos, nestes casos, tinham o sabor dos antigos ditos sapienciais, tão próprios da mentalidade judaica.

No momento havia uma pessoa necessitada de ajuda e que não podia dispor de recursos para tal. A lei do sábado deve ser interpretada como libertação e vida para o homem

Jesus critica o conceito de honra baseado no orgulho e ambição que geram aparência de justiça , mas escondem os contrastes sociais. Pela lei, o homem não poderia ser curado, porque era sábado. O amor verdadeiro não é comercio, mas serviços gratuitos, pois o pobre não pode pagar e o inimigo não pode merecer. Só Deus pode retribuir ao amor gratuito.

Os fariseus eram chegados a se presentearem sempre nos primeiros lugares e como os doutores da lei, se mostravam de grande sabedoria. Entendemos que o anfitrião maior é Deus, a Ele cabe a designação dos lugares para cada um de nós, suas criaturas, tendo como merecimento nossas obras edificadas para o engrandecimento do Reino de Deus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

5- O evangelho como oração: 

Senhor Jesus, faze-me suficientemente sábio e prudente para agir com a discrição e como verdadeiro discípulo do Reino, em todas as circunstâncias de minha vida. Permita-me sempre estar à disposição e a serviço dos necessitados. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário