domingo, 4 de novembro de 2012

Evangelho do dia 04/11/2012 - Ano B


EVANGELHO DO DIA 04/11/2012 – ANO B
Mateus 5,1-12
 1- Oração de compromisso do Ministério: 

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém! 

2- Oração para entendimento do Evangelho: 

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade. 

3- Evangelho – As bem aventuranças - Mateus 5,1-12 


Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós".

4- Comentário:

Jesus nesta passagem nos alerta para sermos pobres em espírito, sem vaidade, prepotência, arrogância, inveja ou qualquer outro sentimento abominável, permanecendo sempre com o coração centrado em Deus, rejeitando toda espécie de idolatria que nos distanciam de sermos santos, do bem; nos alerta para sermos mansos para não respondermos as violências com violências, no sentido de olho por olho. Devemos amar nosso próximo incondicionalmente; nas nossas aflições diante de situações dramáticas, devemos ter serenidade e paciência, pois seremos consolados com a misericórdia de Deus; quando estivermos clamando por justiça, não devemos pactuar com atitudes maldosas por vingança. Deus mesmo haverá de realizar nosso ideal e fazendo contemplar o reino da justiça. Devemos ser misericordiosos a semelhança de Deus para que nosso destino consista em viver a comunhão definitiva com o Deus misericordioso; devemos ser de coração puro, não agindo com segundas intenções e nem falsidade, mas sim, com transparência. Por isso, seremos recompensados com a visão de Deus, em todo seu esplendor; devemos ser promotores da paz, procurando criar laços de amizades, banindo toda espécie de ódio, para que o mundo seja mais fraterno e sermos chamados filhas e filhos de Deus. Devemos ser implacáveis lutando para fazer valer o projeto de Deus para a humanidade, lutando contra todos que pretenderem profanar a santidade do mundo, agredindo o Reino de Deus.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo 
5- O evangelho como oração: 

Senhor Jesus, me faça assimilar os caminhos das bem-aventuranças, que eu seja uma pessoa do bem a trilhar o caminho da santidade, conforme sua semelhança. Necessito da presença permanente do seu Santo Espírito para me nortear a verdade. Quero ser verdadeiro e ser feliz. Amém. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário