segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 19/11/2012 - Jo 2, 13-22


EVANGELHO DO DIA 19/11/2012 – ANO B
“Para enxergar Jesus, basta ter fé”- Jo 2, 13-22

 


1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura, estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – “Para enxergar Jesus, basta ter fé” Jo 2, 13-22

Jesus já estava chegando perto da cidade de Jericó. Acontece que um cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que era aquilo. 
- É Jesus de Nazaré que está passando! - responderam. 
Aí o cego começou a gritar: 
- Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! 
As pessoas que iam na frente o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca. Mas ele gritava ainda mais: 
- Filho de Davi, tenha pena de mim! 
Jesus parou e mandou que trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: 
- O que é que você quer que eu faça? 
- Senhor, eu quero ver de novo! - respondeu ele. 
Então Jesus disse: 
- Veja! Você está curado porque teve fé. 
No mesmo instante o homem começou a ver e, dando glória a Deus, foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso começaram a louvar a Deus.

4- Comentário

“Para enxergar Jesus, basta ter fé”
Jesus e os discípulos caminhava para Jerusalém, onde ocorreria o desfecho de seu ministério com sua pregação entre os peregrinos e a repressão que o levará a morte de cruz. Jesus vinha pregando amor entre todos e denunciando as injustiças dos poderosos. Jesus, pressentindo o que ocorreria, já advertira os discípulos por três vezes (três "anúncios da Paixão" - Lc 9,22; 9,44; 18,32-33). Estes estão apegados à concepção de que Jesus seria o poderoso messias davídico, procurava demove-los desta ideia. A comunidade era oprimida com maus tratos e pesada cobranças de impostos, pelos romanos. A comunidade imaginava Jesus, como Messias, um grande guerreiro que pudesse conduzi-los a um confronto libertador.

Ao se aproximarem de Jericó. Havia um esmolante cego. Naquela época não era permitido esmolar sem a devida licença das autoridades, aos quais eram dada uma capa identificadora de uma pessoa habilitada a pedir esmolas. Exigências da sociedade da época.  O cego, à beira do caminho, ouve que é Jesus de Nazaré quem vai passando, passa gritar Jesus "Filho de Davi", título messiânico de poder que Jesus rejeitava. O cego bradava em alto e audível som: Jesus de Nazaré, Filho de Davi, tem piedade de mim. Os que vinham na frente tentaram repreender o cego para que não gritasse, mas de nada adiantava. Jesus ao pedir que o deixasse se aproximar, então o cego, subitamente, desvencilhou-se de sua capa, símbolo humilhante da descriminação social e foi ter com Jesus, repleto da fé. O cego somente queria ver de novo. Curado por Jesus, o homem passa a segui-lo, glorificando a Deus. Neste cego pode-se ver a nossa dificuldade de, como discípulos de Jesus, em enxergá-lo compreende-lo e amá-lo.
Quando exercitarmos a fé em Jesus, curando-nos da cegueira que nos afasta dele, começaremos a ver e nos integrar no Reino, que é fonte de alegria e motivo de glória a Deus.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

5- O evangelho como oração:
Senhor Jesus não me deixe ficar cego pelo revanchismo aos que, de alguma forma, me prejudicam. Não me deixe ficar cego por, não Te perceber como meu salvador, como minha esperança de entrar no Reino de Deus. Afaste de mim toda e qualquer discriminação social que possa afetar meu convívio com meus irmãos na fé, na esperança e no amor. Preciso Te enxergar senhor, com o meu coração. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário