sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 30 /11/2012 - Mt 4, 18-22


EVANGELHO DO DIA 30 /11/2012 – ANO B 
“Jesus Chama” – Mt 4, 18-22



1- Oração de compromisso do Ministério: 
Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho: 

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho 

Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois irmãos que eram pescadores: Simão, também chamado de Pedro, e André. Eles estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus. Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele.

4- Comentário: 

João batista, primo de Jesus, anunciava a vinda do Messias em lugares isolados, fora das cercanias urbanas e o povo ia ter com ele, para ouvir as pregações de esperanças e justiça. Diferenciando-se de João Batista, que pregava em regiões retiradas e o povo se dirigia a ele, Jesus inicia seu ministério, após a prisão de seu primo por Erodes, orientado para as regiões habitadas, indo ao encontro daquelas populações, mais ou menos concentradas em aldeias e cidades, através da Galileia  Jesus proclama a proximidade do Reino e exorta à conversão à justiça, assumindo o mesmo anúncio de João Batista.

Jesus começa a formar seu ministério convocando pessoas simples, porem dispostas a segui-lo, levando a todos a Boa Nova.

O chamado dos primeiros discípulos é um convite aberto, a todos os que ouvem as palavras de Jesus. Simão e André deixam a profissão; Tiago e João deixam a família, etc. Seguir Jesus implica deixas as seguranças que possam impedir o compromisso com uma ação transformadora. Seguir Jesus é ter compromisso com a verdade procurando resgatar nossos irmãos do convívio com o mundo. É levar esperança de uma vida digna a todos, sem disputas de interesses pessoais, sem julgar nem subjugar ninguém. É oferecer a todos uma vida de irmãos, ajudando uns aos outros, sem esperar que alguém tenha que se humilhar para pedir auxílios pelas suas necessidades, impostas por uma sociedade egoísta. Esse convite feito, inicialmente pelo próprio Jesus, depois pelos seus primeiros discípulos, os doze apóstolos, e hoje, todos temos a obrigação de continuar ampliando o ministério de Jesus, convocando pessoas a comparecerem as igrejas, cuja missão principal é a evangelização. A Igreja como instituição é o centro da organização e orientação dos discípulos de Jesus. Como discípulos de Jesus devemos nos oferecer sempre, como instrumento da ação salvífica de Deus e com ajuda do Espírito Santo, termos força, animo e coragem de levar felicidade a todos, gratuitamente.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. 

5- O evangelho como oração: 

Pai, dai-me forças para ser verdadeiro companheiro na missão de seu Filho Jesus, mesmo devendo sofrer perseguições e contrariedades. Amem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário