domingo, 11 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 06/11/2012 – ANO B



EVANGELHO DO DIA 06/11/2012 – ANO B 
O Reino é para todos



1- Oração de compromisso do Ministério: 

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho: 


Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.
3- Evangelho - O Reino é para todos– Lc 14,15-24

Um dos que estavam à mesa ouviu isso e disse para Jesus:
- Felizes os que irão sentar-se à mesa no Reino de Deus!
Então Jesus lhe disse:
- Certo homem convidou muita gente para uma festa que ia dar. Quando chegou a hora, mandou o seu empregado dizer aos convidados: "Venham, que tudo já está pronto!"
- Mas eles, um por um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse ao empregado: "Comprei um sítio e tenho de dar uma olhada nele. Peço que me desculpe."
- Outro disse: "Comprei cinco juntas de bois e preciso ver se trabalham bem. Peço que me desculpe."
- E outro disse: "Acabei de casar e por isso não posso ir."
- O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Ele ficou com muita raiva e disse: "Vá depressa pelas ruas e pelos becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos."
- Mais tarde o empregado disse: "Patrão, já fiz o que o senhor mandou, mas ainda está sobrando lugar."
- Aí o patrão respondeu: "Então vá pelas estradas e pelos caminhos e obrigue os que você encontrar ali a virem, a fim de que a minha casa fique cheia. Pois eu afirmo a vocês que nenhum dos que foram convidados provará o meu jantar!"

4- Comentário:

Esta parábola dos convidados para um grande jantar. Encerra os ensinamentos de Jesus por ocasião da refeição em casa de um chefe dos fariseus. Jesus já havia dirigido uma advertência aos presentes, quanto ao seu comportamento, e outra ao fariseu que o convidara, destacando a prioridade dos pobres citados no sermão da montanha, bem aventurados em espírito, os simples e humildes, para serem convidados. Agora, na parábola, chama a atenção para as diferentes disponibilidades destes convidados: enquanto os ricos e acomodados, atrelados a seus negócios e suas preocupações, se desinteressam pelo convite ao jantar, são os pobres e excluídos, livres e disponíveis, que, prontamente, o aceitam. O convite de Deus para participação das atividades religiosas é para todos, pobres e ricos. Devemos nos desprender das armadilhas do mundo e programar nossos serviços cotidianos e atividades funcionais para participarmos dos banquetes do Senhor, assim se alcança a bem-aventurança do banquete do Reino de Deus. 

Nos dias de hoje não é diferente, quando se trata de assunto voltado pro Reino de Deus, é muito difícil o pronto atendimento presencial. Muitos preferem contribuir de alguma forma com doações, etc., como se assim fosse suficiente. Devemos estar atentos aos convites de Deus para comungarmos dos ensinamentos religiosos e o avivamento da fé. É freqüente depararmos com pronunciamento de pessoas com as alegações de “sou católico, mas não sou praticante”. Isto é uma grande bobagem. Ser católico não se admite meio termo: É católico ou não é católico. Não existe meio católico. Eu costumo dizer que ser católico é como uma mulher grávida. Está grávida ou não. Não existe mulher meio grávida. É importante participarmos dos banquetes do Reino. Vamos estar presentes quando convidados a participar das reuniões dominicais. Estejamos sempre atentos às programações das Igrejas. 


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

5- O evangelho como oração:

Senhor ajude-me a estar sempre disponível para os banquetes do Reino de Deus. Quero estar sempre participativo nas atividades da minha comunidade, prestigiando com simplicidade nas suas organizações festivas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário