segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 20/11/2012 - Lc 19,1-10


EVANGELHO DO DIA 20/11/2012 – ANO B
Zaqueu viu e foi visto por Jesus - Lc 19,1-10


1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – Zaqueu viu e foi visto por Jesus - Lc 19,1-10

Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: 
- Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. 
Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar: 
- Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! 
Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: 
- Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. 
Então Jesus disse: 
- Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido. 


4- Comentário:


5- O evangelho como oração:
f";� l r �o� ��� ckground:white;mso-ansi-language:PT-BR'> 
4- Comentário

“Para enxergar Jesus, basta ter fé”
Jesus e os discípulos caminhava para Jerusalém, onde ocorreria o desfecho de seu ministério com sua pregação entre os peregrinos e a repressão que o levará a morte de cruz. Jesus vinha pregando amor entre todos e denunciando as injustiças dos poderosos. Jesus, pressentindo o que ocorreria, já advertira os discípulos por três vezes (três "anúncios da Paixão" - Lc 9,22; 9,44; 18,32-33). Estes estão apegados à concepção de que Jesus seria o poderoso messias davídico, procurava demove-los desta ideia. A comunidade era oprimida com maus tratos e pesada cobranças de impostos, pelos romanos. A comunidade imaginava Jesus, como Messias, um grande guerreiro que pudesse conduzi-los a um confronto libertador.

Ao se aproximarem de Jericó. Havia um esmolante cego. Naquela época não era permitido esmolar sem a devida licença das autoridades, aos quais eram dada uma capa identificadora de uma pessoa habilitada a pedir esmolas. Exigências da sociedade da época.  O cego, à beira do caminho, ouve que é Jesus de Nazaré quem vai passando, passa gritar Jesus "Filho de Davi", título messiânico de poder que Jesus rejeitava. O cego bradava em alto e audível som: Jesus de Nazaré, Filho de Davi, tem piedade de mim. Os que vinham na frente tentaram repreender o cego para que não gritasse, mas de nada adiantava. Jesus ao pedir que o deixasse se aproximar, então o cego, subitamente, desvencilhou-se de sua capa, símbolo humilhante da descriminação social e foi ter com Jesus, repleto da fé. O cego somente queria ver de novo. Curado por Jesus, o homem passa a segui-lo, glorificando a Deus. Neste cego pode-se ver a nossa dificuldade de, como discípulos de Jesus, em enxergá-lo compreende-lo e amá-lo.
Quando exercitarmos a fé em Jesus, curando-nos da cegueira que nos afasta dele, começaremos a ver e nos integrar no Reino, que é fonte de alegria e motivo de glória a Deus.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

5- O evangelho como oração:
Senhor Jesus não me deixe ficar cego pelo revanchismo aos que, de alguma forma, me prejudicam. Não me deixe ficar cego por, não Te perceber como meu salvador, como minha esperança de entrar no Reino de Deus. Afaste de mim toda e qualquer discriminação social que possa afetar meu convívio com meus irmãos na fé, na esperança e no amor. Preciso Te enxergar senhor, com o meu coração. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário