terça-feira, 13 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 10/11/2012 – Lc 16,9-15

EVANGELHO DO DIA 10/11/2012 – ANO B

1- Oração de compromisso do Ministério:
Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:
Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade. 

3- Evangelho – Prioridade ao Reino de Deus - Lc 16,9-15

Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?
- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Os fariseus ouviram isso e zombaram de Jesus porque amavam o dinheiro. Então Jesus disse a eles:
- Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada para Deus.

4- Comentário:

Nesta passagem, Jesus complementa a parábola do administrador desonesto e esperto (Lc 16,1-8). A tônica é a iniquidade do dinheiro e os fariseus são mencionados como sendo amigos do dinheiro, e zombavam de Jesus. A riqueza iníqua acumulada por alguns é obtida, na maioria das vezes, pela espoliação dos demais. Hoje, os arrogantes e poderosos adoradores do dinheiro desrespeitam os direitos humanos e matam pela fome e pela guerra. Tornam-se assim detestáveis para Deus e para os povos. Ser rico, não é condenável. O condenável é não saber usar a riqueza com equilíbrio, com sensatez. No Novo Testamento deparamos com os dois tipo de situação social: O rico, representado por Lazaro rico e o pobre, representado pelo Lazaro pobre, ambos amigos de Jesus. Então, ser rico não é empecilho para conviver no Reino de Deus.

Nos dias de hoje, infelizmente, a maioria idolatra o dinheiro. Pelo apego ao dinheiro deixamos de cumprir nossas obrigações com a Igreja. Deixamos de dar atenção aos nossos irmãos necessitados. Nós nos tornamos insensíveis a tudo em nosso redor. O valor a vida foi relegado a valores desprezíveis, tornando-nos intolerantes. Nossas atitudes de fariseus, de servir a dois senhores são reprováveis no Reino de Deus. Nós não podemos servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo

5- O evangelho como oração:

Senhor, não deixe apegar-me as coisas do mundo, principalmente ao dinheiro, que hoje, reconhecemos ser um ídolo perigoso, que destrói nossa vida espiritual. Quero ser somente seu servidor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário