quinta-feira, 29 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 29/11/2012 - Lc 21,20-28


EVANGELHO DO DIA 29/11/2012 – ANO B 
“O Filho do Homem virá”- Lc 21,20-28

























1- Oração de compromisso do Ministério: 

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho: 

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho - “O Filho do Homem virá “- Lc 21,20-28
Jesus disse ainda:
- Quando vocês virem a cidade de Jerusalém cercada por exércitos, fiquem sabendo que logo ela será destruída. Então, os que estiverem na região da Judéia, que fujam para os montes. Quem estiver na cidade, que saia logo. E quem estiver no campo, que não entre na cidade. Porque aqueles dias serão os "Dias do Castigo", e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem. Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus. Muitos serão mortos à espada, e outros serão levados como prisioneiros para todos os países do mundo. E os não-judeus conquistarão Jerusalém, até que termine o tempo de eles fazerem isso.
E Jesus continuou:
- Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.

4- Comentário: 

A queda de Jerusalém manifesta e antecipa o julgamento com que Deus acompanha toda a nossa história e que se consumará no fim dos tempos. O Filho do Homem é Jesus, que pela sua morte e ressurreição, testemunhadas pelos discípulos, irá reunir todo o povo de Deus. Este acontecimento marca o final da história do povo da antiga aliança. Daí para frente não há mais separação entre judeus e pagãos. O povo de Deus da nova aliança será construído por pessoas vindas de todos os povos da terra, como seguidores de Jesus.

A nova aliança é exatamente igual à antiga aliança, com a única diferença que na antiga aliança os israelitas não obedeceram aos mandamentos da Lei de Deus e foram castigados. Na nova aliança, com Cristo e por Cristo, obedeceremos aos mandamentos da Lei de Deus e seremos todos abençoados.

O fim de Jerusalém, na visão dos cristãos convertidos do judaísmo, seria como a inauguração dos novos tempos, com a manifestação plena do Filho do Homem, no desabrochar da nova humanidade libertada e glorificada em Jesus. Jesus é a nova aliança com Deus Pai. Jesus resgatou todos os nossos erros com a destruição do seu Templo Sagrado. O seu corpo, quando foi torturado morto e sepultado, ressurgindo dos mortos no terceiro dia. Vive a direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Jesus voltará. Estejamos preparados vigiando e orando, por nós e por todas as criaturas de Deus. Amém!

5- O evangelho como oração: 

Pai, faça-me adequar o meu existir à novidade que me é oferecida por Jesus, como dom seu à humanidade, de modo que, eu possa usufruir dos benefícios da salvação. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário