sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Evangelho do dia 2/11/2012 - Ano B


EVANGELHO DO DIA 2/11/2012 – ANO B

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – Jesus, o Pão Vivo - Jo 6, 51-58 
Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.
Aí eles começaram a discutir entre si. E perguntavam:
- Como é que este homem pode dar a sua própria carne para a gente comer?
Então Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele. O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.

4- Comentário:

A morte, nos dias de hoje, continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Mas para nós cristãos, tem o gosto da esperança. Jesus nos garantiu que, para quem crê, for batizado e seguir seus ensinamentos, a morte é apenas a porta de entrada para desfrutar com Ele, a vida eterna no Reino do Pai. Nós precisamos nos alimentar continuamente do Pão da Vida, Jesus, para que nossa vida espiritual seja saudável, fortalecida na fé, animados na esperança e no convívio de amor com nossos irmãos em Cristo.

Enquanto para todos os seres humanos a morte é a única certeza absoluta, para nós cristãos, ela é a primeira de duas certezas. A segunda é a ressurreição, que nos leva a aceitar o fim da vida terrena com compreensão e consolo. Para nós, a morte é um passo definitivo em direção à colheita dos frutos que plantamos aqui na terra. Por isso devemos estar cientes que nossa vida neste mundo é passageira, sendo apenas uma preparação para alcançarmos a nossa vida verdadeira e definitiva, no reino do Pai.

Na celebração da Eucaristia, nas comunidades católicas, Jesus nos é apresentado como o nosso Pão da Vida. Acreditamos na transubstanciação da matéria. O Pão se transforma no corpo de Jesus, como nosso alimento e o vinho no Sangue de Jesus, derramado na cruz por nossos pecados. Jesus erguendo o Pão nos deu a certeza dizendo: “Isto é o meu corpo”. Da mesma maneira pegou o vinho, afirmando, “Isto é o meu Sangue”. Jesus então ordenou para que fizéssemos sempre em sua memória, para o fortalecimento das nossas vidas e a purificação das nossas almas. É o Sacramento da Eucaristia, celebrado, pelos cristãos católicos, todos os dias, nas Missas.

É o Sacramento da Eucaristia, para o qual temos algumas recomendações, segundo critérios da Igreja Católica, para recebê-lO. O Corpo e o Sangue de Jesus. Devemos estar limpos de pecados.

Para os que não estiverem em condição de recebê-lO, pelos critérios pré-estabelecidos pela Igreja Católica, receba-O espiritualmente, com as mesmas intenções. Sua vida espiritual, também será abençoada. O Pão Vivo é para todos, seja de corpo presente ou espiritualmente.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

5- O evangelho como oração: 

Senhor seja, para sempre o meu sustento. Eu preciso me alimentar do seu corpo e do seu sangue para poder fortalecer minha alma. Seja o meu Pão Vivo que revigora a minha fé. Comungando do Senhor eu serei imbatível, estarei sempre disponível ao seu Evangelho e ao serviço da fé. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário