segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Evangelho do dia 5/11/2012 - Ano B



EVANGELHO DO DIA 05/11/2012 – ANO B 

1- Oração de compromisso do Ministério: 

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém! 

2- Oração para entendimento do Evangelho: 

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade. 

3- Evangelho – Hospitalidade e gratuidade– Lc 14,12

Depois Jesus disse ao homem que o havia convidado: 
- Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem. 

4- Comentário:

A meu ver, com esta leitura, Jesus está ainda nos remetendo à leitura das bem-aventuranças. Jesus estava na casa de um dos chefes dos fariseus. Pessoas que só queriam aparecer e que tudo que faziam era em busca de alguma troca para se manterem em evidencia, perante as comunidades. 

Nos dias de hoje, nos eventos sociais praticados em comemorações especiais, normalmente são feitas entre comunidades de mesma profissão de fé em Deus, que comungam das mesmas aspirações sociais. Alguns com fé mais acurada, outros com menores convicções religiosas. Jesus quer que convidemos os bem-aventurados e os que não desfrutam das boas aventuranças, representados pelos pobres, aleijados, os coxos e os cegos. São pessoas que ainda possuem fé tênue, que têm dificuldade de peregrinar segundo o evangelho, não vendo nada espiritualmente, do que Jesus nos tem ensinado. Como se diz, vendo sem enxergar. Tudo que ouve entra por um ouvido e sai por outro. Nós fomos criados para a comunhão de vida com nossos semelhantes, próximos e irmãos. E é nesta comunhão que encontramos nossa semelhança com o Criador. 
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. 

5- O evangelho como oração: 

Senhor quero continuar sendo simples, porém forte na fé e perseverante na caminhada do Evangelho. Peço inspiração quando estiver falando dos teus ensinamentos para que todos tenha vida e sejam felizes. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário