segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 12/11/2012 - Lc 17,1-6


EVANGELHO DO DIA 12/11/2012 – ANO B
Fé do tamanho de um grão de mostarda” Lc 17,1-6

 

  
1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – “Fé do tamanho de um grão de mostarda”    Lc 17,1-6


Jesus disse aos seus discípulos: 
- Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque. Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: "Me arrependo", então perdoe. 
Os apóstolos pediram ao Senhor: 
- Aumente a nossa fé. 
E ele respondeu: 
- Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria. 

4- Comentário:

Jesus procura advertir os discípulos da época, servindo para nós, nos dias de hoje, dos percalços que podemos encontrar no nosso caminhar.  Jesus adverte aos agentes causadores, dos desvios que estamos sendo ameaçados, não por indução de alguém da comunidade, mas das interferências externas do alto, das forças ocultas do mau, que ficam a espreita de alguma brecha, propícias para nos desviar do convívio com Cristo. Advertências estas que vão nos servir como normas para o bom convívio na comunidade e o empenho na missão salvífica, a missão do Evangelho como elemento santificador de conversão. A força do mau acontece também, através de alguém menos protegido espiritualmente, criando instabilidade no convívio da comunidade. Jesus não interfere nas nossas decisões. Respeita o nosso livre arbítrio. Mas as forças ocultas do mau, contribuem diretamente para realização dos nossos erros. PARA AS FORÇAS DO MAU NÃO TEMOS LIVRE ARBÍTRIO. Na comunidade, tais ocorrências perturbam e desorientam os mais simples e confiantes, que seriam levados até a desanimar e a se afastar da vida correta sem pecado. Conforme Jesus, estas ocorrências devem ser perdoadas, sempre que ocorrerem com arrependimentos, mesmo com residências. Devemos nos fortalecer em orações nos animando uns aos outros. Devemos ter fé sempre, do jeito que exemplifica o Mestre, usando a imagem de uma amoreira que, pela fé, mesmo pequena, pode ser arrancada e plantada no mar. É com esta fé que nós somos convidados à missão, para realizar grandes coisas pela manifestação do amor de Deus ao mundo. Amém!

5- O evangelho como oração:

Senhor, dai-me força para continuar e discernimento suficiente para perceber as interferências do mau. Quero estar preparado para combater o bom combate, como Paulo, caminhando levando a Boa Nova a todos, para que todos nós, com ajuda do Santo espírito, sejamos convertidos. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário