terça-feira, 27 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 27/11/2012 - Lc 21,5-11


EVANGELHO DO DIA 27/11/2012 – ANO B
As aparências passam. Importante é vigiar” - Lc 21,5-11

 

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

 3- Evangelho As aparências passam. Importante é vigiar” - Lc 21,5-11

Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse: 
- Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra. 
Perseguições e sofrimentos 
Aí eles perguntaram: 
- Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer? 
Jesus respondeu: 
- Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente. Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto. 
E continuou: 
- Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.
 

4- Comentário:

O final dos tempos ainda não chegou. Estamos vivendo o Reino de Deus. Jesus anuncia o fim do Templo de Jerusalém, acontecido no ano 70 e as batalhas que aconteceram entre os anos 66 e 70. O Templo de Jerusalém era o símbolo da relação de Deus com o povo escolhido. Precisamos entender que o fim de uma instituição não significa o fim do mundo e nem o fim da relação entre Deus e os homens. Nossa missão é vigiar, é permanecer em oração para que o mundo não seja celeiro de pecados, de erros sem fim. O pecado sim, quebra a relação com Deus. O que vemos hoje é o homem causando sua própria destruição, fruto de suas ganâncias, desrespeitando a natureza, seu habitat. Aí sim, começamos a ver o final dos temos, para cada um de nós. O final dos nossos mundinhos por estarmos dando preferência às coisas do mundo às coisas de Deus. As delícias do mundo são passageiras, são efêmeras como a beleza do templo evocada no evangelho. Hoje em dia proliferam inúmeras instituições religiosas. Precisamos distinguir quais realmente levam o Evangelho, segundo os ensinamentos de Jesus. Precisamos refutar os que se apresentarem como o Messias. Os falsos profetas, sem a autoridade divina. Precisamos, como  discípulos, despertar para a presença atual do Filho do Homem, na pessoa de Jesus, transformando o mundo por sua palavra e sua prática amorosa.
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.

5- O evangelho como oração:

Senhor Jesus, perdoa os meus erros, minhas faltas. Não permita a presença de falsos profetas em minha vida, ajuda-me a estar sempre vigiando pela tua glória. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário