quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Evangelho do Dia 31/10/2012 - Ano B



EVANGELHO DO DIA 31/10/2012 – ANO B 

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho –- Lc 13, 22-30 

Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando na sua viagem para Jerusalém. Alguém perguntou:
- Senhor, são poucos os que vão ser salvos?
Jesus respondeu:
- Façam tudo para entrar pela porta estreita. Pois eu afirmo a vocês que muitos vão querer entrar, mas não poderão.
- O dono da casa vai se levantar e fechar a porta. Então vocês ficarão do lado de fora, batendo na porta e dizendo: "Senhor, nos deixe entrar!" E ele responderá: "Não sei de onde são vocês." Aí vocês dirão: "Nós comemos e bebemos com o senhor. O senhor ensinou na nossa cidade." Mas ele responderá: "Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal." Quando vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus e vocês estiverem do lado de fora, então haverá choro e ranger de dentes de desespero. Muitos virão do Leste e do Oeste, do Norte e do Sul e vão sentar-se à mesa no Reino de Deus. E os que agora são os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

4- Comentário: 

Jesus ao afirmar que bem poucos os que vão ser salvos, é que já sabia que nós não iríamos assimilar seus ensinamentos, como podemos perceber, nos dias de hoje, não ligamos muito por nossa saúde espiritual. O mundo com suas evoluções tecnológicas nos embriaga ofuscando-nos das coisas de Deus. Do nosso Criador.

Dificilmente nós estamos disponíveis para o Evangelho. É uma pena!

O mundo de hoje é uma eterna disputa por melhores posições, por mais conquistas materiais, em detrimento das conquistas de aproximação com o Reino de Deus. É como se preferíssemos o reino mundano. Não devemos negligenciar as nossas contribuições com a evolução do mundo. Mas, também, não devemos, em hipótese alguma, negligenciar com a evolução do mundo espiritual, das coisas de Deus. Devemos enxergar mais nossos próximos, amando-os como Jesus nos ensinou.

A salvação é a comunhão de vida com Deus. Ela não resulta de nenhum mérito por observâncias religiosas ou legais, mas é alcançada na comunhão de amor com o próximo, principalmente o mais carente e necessitado.

A porta estreita representa, neste texto do Evangelho de hoje, nossas dificuldades em nos converter, por estarmos apegados, ainda, à observância da Lei, com sua tradição de privilégios raciais e suas riquezas.

A salvação é universal, está aberta para todos e não só para aqueles que conhecem Jesus. A condição é entrar pela porta estreita, isto é, escolher o caminho da vida que cria a nova história

"Os últimos serão primeiros”. Quem tomará lugar à mesa do Reino são todos aqueles que, em qualquer povo ou nação, se empenham em promover a vida neste mundo, sob o signo da paz.

5- O evangelho como oração: 

Senhor ajude-me a passar pela porta estreita, não deixe que me apegue ao mundo deixando seus ensinamentos em segundo plano. Quero discernimento suficiente para entender seus ensinamentos e fé suficiente para ir em frente, levando como estandarte, o seu Evangelho. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário