sábado, 27 de outubro de 2012

Evangelho do dia 27/10/2012 - ANO B


EVANGELHO DO DIA 27/10/2012 – ANO B

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – Urgência da conversão - Lc 12,54-59

Naquela mesma ocasião algumas pessoas chegaram e começaram a comentar com Jesus como Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus. Então Jesus disse:
- Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram. E lembrem daqueles dezoito, do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles. Vocês pensam que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.
Então Jesus contou esta parábola:
- Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum. Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: "Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir nada?" Mas o empregado respondeu: "Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la."

4- Comentário

No caminho da vida há acontecimentos trágicos. Mas não significam que as vitimas sejam mais pecadoras que os outros. Devemos com isso pensar no imprevisível dos fatos e na urgência da conversão. De uma conversão verdadeira tendo como foco central o amor a Jesus Cristo. Uma conversão que não seja pela tradição religiosa familiar, por influencia de pessoas ou por modismo religioso. Uma conversão que não seja pelo temor de perder sua alma, condenando-a a uma vida eterna de sofrimentos, sem o convívio de Deus Pai, permanente. O processo de conversão e gradativo. Evolui com o avivamento da nossa fé em Jesus, como nosso salvador. Urge que nós nos manifestemos em seguir os ensinamentos do Filho de Deus, através de suas palavras, Os Evangelhos. É o processo de conversão que nos livrará da morte espiritual. Deus se fez homem, em Jesus Cristo e foi imolado pelos nossos erros. Nossa dívida com Deus Pai foi resgatada com o sacrifício e morte de Jesus. Jesus zerou nossa dívida. Após Jesus, os erros cometidos por nós, alguém pagará. Jesus não voltará para pagar, mais uma vez, nossos erros. Voltará para o julgamento final. Precisamos nos converter e dar bons frutos, para que com nossos bons exemplos, possamos proporcionar novas conversões.
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.

5- O evangelho como oração:

Senhor, reconheço que sou pecador e estou me esforçando para progredir na minha conversão. Preciso estar revestido de coragem para enfrentar os percalços do mundo, na tentativa de me desviar do teu convívio. Ajuda-me Jesus em permanecer sempre vigilante mantendo-me sempre em oração. Aduba minha fé para que possa dar bons frutos e alimentar a fé dos que ainda são céticos. Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário