sábado, 20 de outubro de 2012

Questionamentos da comunidade Cristã Católica


QUESTIONAMENTOS DA COMUNIDADE CRISTÃ CATÓLICA

1 – Em sua opinião, qual é o mais grave problema que atinge às pessoas atualmente?
 
A humanidade, nos tempos de hoje, vive o maior dos conflitos de sua existência. A cada dia que se distancia da primeira vinda de nosso Salvador, O Messias, mais a humanidade se distancia Dele.

Motivada pelo avanço da tecnologia, a humanidade vai se apegando ao mundo pela curiosidade de novas descobertas, novos enfeitiçamentos que a leva em rumo contrário ao preestabelecido para o alcance da felicidade, A vida com Deus.

A inexistência de Deus nas vidas das pessoas, em detrimento dos atrativos mundanos, leva a humanidade ao caos da infelicidade. Deus fez as pessoas para serem felizes, entretanto não percebem isso.

2 – Na sua vida, o que lhe dá maior satisfação?

A consciência de um dever cumprido, em todos os sentidos, sejam eles de caráter espiritual, profissional, familiar ou interpessoal. A satisfação de ter sido justo e perseverar sempre na justiça, na certeza de que não prejudiquei ninguém com meus atos e atitudes, na certeza que não fui omisso nas minhas responsabilidades. Satisfação de, parafraseando São Paulo, ter combatido o bom combate, procurando caminhar na direção de Nosso Senhor Jesus Cristo, levando como estandarte, o Seu EVANGELHO.

3- Qual é a coisa mais frustrante pra você?

A falsidade. A falsidade é a incoerência humana que aniquila com as relações interpessoais.

4 – O que você escolhe como objetivo, com finalidade de sua vida?

Continuar minha caminhada nesta vida dosando, equilibradamente, minhas atividades profissional, pessoal e familiar, com uma atividade religiosa intensa, no aguardo de uma profícua relação de experiências com Deus.

5 – Você pensa que a organização religiosa da igreja hoje é importante ou não para a vida de fé da maioria das pessoas? Explicar.

Nós convivemos com dois tipos de Igreja: A Igreja de Jesus Cristo formada pelos contritos corações dos fiéis que amam Jesus como seu salvador e a Igreja como instituição religiosa que cria preceitos ordenadores dos cristãos para que convivam harmoniosamente entre si.

A primeira representa a real vida com Cristo. A igreja preconizada pela caridade, pelo amor.

A segunda, como instituição religiosa está um pouco enfraquecida diante da benevolência de parte do clero em permitir certos procedimentos de postura que vêm banalizando, de certa forma, os sacramentos.
Podemos dar como exemplo a desobrigação do uso do véu nas cabeças das mulheres; indumentárias pouco respeitosas com generosos decotes para receber a Eucaristia; o desuso da genuflexão diante do Corpo de Deus; freqüência às missas com bermudas ou trajes sensuais; etc.
Ultimamente vemos o despreparo no trato de convivência com os que capitularam na sua vida conjugal. Os ditos divorciados, separados ou juntos, mas que vivem uma  nova união estável,

A Igreja para ser perene tem que ser rígida nos seus preceitos, conceitos e diretrizes religiosas, conduzindo seu povo a respeitar seus dogmas de fé, acreditando no Papa com sendo assistido pelo Espírito Santo, fecundo da infalibilidade. (Crença católica apostólica romana)

Não podemos conceber as rotulações de Igreja Tradicional ou Conservadora, Igreja Carismática, etc.

A nossa Igreja é una, Católica Apostólica Romana. E assim deveria ter um só procedimento em todos os lugares, procurando vivenciar os seus carismas de origem. A Igreja preconizada nos ATOS DOS APOSTOLOS.

Da população mundial, em torno de 7.000.000.000, sete bilhões de habitantes, somente 31,7% são cristãos. E desses 31,7%, bem poucos são católicos, aproximadamente 17,5 %, porque a Igreja Católica não tem o habito de trabalhar o Evangelho junto às comunidades. A maioria na Igreja Católica, os que têm afinidade com o Evangelho, quando comentam o evangelho não tem o compromisso da conversão, o compromisso de modificar as pessoas a acreditarem na salvação por Jesus Cristo. São leituras pura e simples do Evangelho para cumprir o ritual de liturgia. Não procuram transformar as leituras diárias do Evangelho em orações espontâneas de formas a criarem avivamentos de fé religiosos. Distante dos grandes centros urbanos, nos municípios e vilas, os catequistas não estão sendo bem preparados, criando em função desse fato nos catequizados, uma fé muito tênue.

A Igreja como Instituição deve abrigar e acolher a todos, segundo os Evangelhos, procurando fazer transformações de vida de sua comunidade de forma a conduzi-la no caminhar de sua conversão.

A Igreja como organização religiosa é sim importante para o aprimoramento da fé. É na Igreja que devemos fazer nossa comum união com Cristo. É na Igreja que devemos fazer o exercício das nossas experiências com Cristo dando nossos testemunhos. Devemos participar ativamente das atividades religiosas da Igreja para que sintamos nossos fardos mais leves.

 É na Igreja, como organização religiosa, que vivemos o Cristianismo, movimento religioso estabelecido no início da nova era, era Cristã, pelos que, na época, conviveram com Jesus Cristo, e que perdura até nossos tempos de uma forma proliferante, que contagia a todos que aceitam as verdades de Jesus Cristo e vivenciam seus ensinamentos 

A finalidade principal da Igreja, como instituição, é levar, a todos, os evangelhos de Cristo, assistida pelo Espírito Santo, o qual lhe dá vida. A Igreja é viva pela assistência permanente do Santo Espírito de Deus.

A Igreja é a sociedade visível dos fiéis que formam o novo povo de Deus. A Igreja congrega a nova e derradeira aliança com Deus.

Jesus fundou somente uma Igreja para ser Mãe espiritual e a mestra universal de todos os homens. A Igreja Católica possui em plenitude, as notas características da Igreja fundada por Jesus Cristo e propagada pelos Apóstolos: Unidade – Santidade – Universalidade – Apostolicidade.

Pela Unidade é que a Igreja professa a mesma fé e a mesma doutrina, administra os mesmos sacramentos, celebra o mesmo sacrifício divino da missa e tem o mesmo chefe e pastor: O Papa. 

A Santidade da Igreja advém do seu fundador, Jesus Cristo. A Igreja é Santa, porque é Santa e Santificadora a doutrina por ela ensinada. É santa porque são santos e santificadores seus Sacramentos. É Santa porque sempre houve no seu seio, santos cuja santidade Deus se manifestou com inúmeros milagres e dons divinos. É Santa pela santidade heróica de seus mártires

A Universalidade ou Catolicidade da Igreja consiste na abrangência de suas atribuições. Ela foi fundada para todos os homens, sem distinção de cor, raça, nacionalidade, etc., e para todos os tempos. A Igreja é para sempre.

A Igreja existe para o Evangelho. O Espírito Santo é a vida da Igreja pela efusão de seus carismas: Dons e Frutos.

Jesus em sua bondade e divina sabedoria instituiu a igreja para ensinar aos homens sua doutrina divina. Para comunicar-lhes, também, as graças sobrenaturais concedidas pelos sacramentos e guia-los para o céu, ainda neste mundo.

A Igreja é e sempre será infalível quando transmite aos homens as doutrinas evangélicas. A Igreja é infalível quando ensina aos homens as verdades da fé e da moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário