quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Evangelho do dia 23/10/2012 - Ano B

EVANGELHO DO DIA 23/10/2012 – ANO B

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.
3- Evangelho – PERMANECER VIGILANTE- Lc 12,35-38

E Jesus disse ainda:
- Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas. Sejam como os empregados que esperam pelo patrão, que vai voltar da festa de casamento. Logo que ele bate na porta, os empregados vão abrir. Felizes aqueles empregados que o patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá. Eles serão felizes se o patrão os encontrar alertas, mesmo que chegue à meia-noite ou até mais tarde.

4- Comentário:
Jesus situa-se em um contexto de ensinamento aos discípulos, durante o caminho para Jerusalém. Como Jesus pressentia o desfecho de seu ministério, pois sabia da disposição dos chefes do Templo e das sinagogas em matá-lo. Este ensinamento tem haver como a preparação para seu fim. E a melhor maneira para se preparar para o fim é viver a plenitude do momento presente, no dom do amor total, no desapego e na vigilância.
Estar com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas, quer dizer que devemos, como os guerreiros daquela época, usar o cinto bem apertado de forma a prender a nossa vestes longas sob o cinto, nos dando mais liberdade para o combate espiritual. Principalmente com uma preparação de confiança e o amor, bem acesa a Jesus cristo, com uma lâmpada.

Antigamente, homens e mulheres usavam roupas soltas, e quando iam fazer algum trabalho físico amarravam um cinto para se movimentarem de forma livre, colocar o cinto fazia parte da preparação para o trabalho pesado.

Se nos agirmos com gostaria Jesus, nosso Patrão, vigilantes e em vigília de oração, Ele mesmo nos dará assistência na hora da nossa morte. Não deixemos ficar muito tarde para receber nosso Patrão. A porta da nossa casa seria a porta do nosso coração. Esta citação nos suscita a conversão plena com muita verdade e amor.

5- O evangelho como oração:
Jesus. Ainda não sou merecedor de tua proteção, mas tudo farei para ser preservado das tentações mundanas. Ficarei vigilante as tribulações que me afaste do teu convívio, permanecendo em oração, clamando pelo desenvolvimento da minha conversão. Quero estar preparado para o bom combate. Que o Espírito Santo seja meu eterno defensor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário