domingo, 21 de outubro de 2012

Evangelho Do Dia 21/10/2012 – Ano B

EVANGELHO DO DIA 21/10/2012 – ANO B

Mc 10, 35-45



1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos, segundo a Tua vontade. 

3- Evangelho - O mais importante é o que serve – Mc 10, 35-45

Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram:
- Mestre, queremos lhe pedir um favor. 
- O que vocês querem que eu faça para vocês? - perguntou Jesus. 
Eles responderam: 
- Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda. 
Jesus respondeu: 
- Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado? 
Eles disseram: 
- Podemos. 
Então Jesus disse: 
- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser. 
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: 
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente. 

4- Comentário:

Crítica ao exercício do poder

Em três citações anteriores, nos Evangelhos de Mateus, Marco e Lucas, Jesus deixou transparecer o que iria acontecer com Ele. Pressentimento da Sua Paixão. As provações que adviriam de Jerusalém, lugar para onde estariam indo. 

Os discípulos de Jesus admiravam tudo que Jesus vinha realizando e se sentiam importantes por conviver com Ele. Na verdade, ainda não tinham conhecimento das suas missões como seus seguidores, não entendendo, até aquele momento, a proposta de vida de Jesus, segundo o Projeto de Salvação do Pai. Estavam deslumbrados com o poder que Jesus exercia sobre a comunidade que o acompanhava, já bastante numerosa. Naquela época o poder era exercido por pessoas importantes ou mais fortes.

Esta situação começou, diante das narrativas de Jesus, a mexer com as cabeças dos discípulos, querendo, cada um, uma posição de importância dentro do grupo, manifestada por Tiago e João, filhos de Zebedeu, antecipando-se aos demais.

A escolha de quem ficaria a direita e a esquerda de Jesus, não dependeria do próprio Jesus, como aconteceu, depois de todo o sofrimento imposto ao Filho de Deus, no momento de sua imolação, no alto madeiro, estariam em seus lados, direito e esquerdo, dois marginalizados, como se estivesse Jesus, a nos mostrar que não devemos abandonar os menos favorecidos e que dentre estes, alguns se arrependem ganhando a salvação e outros preferem a arrogância do mundo, não reconhecendo Jesus como salvador, segundo o Projeto do Criador.

Jesus chama atenção dos discípulos reafirmando a novidade do Reino. Não devemos cobiçar o poder como poder. Devemos exercer o poder levando em conta que, esta função de liderança deva ser administrada com o coração, enxergando nossos próximos como irmão e que devemos, sempre, por amor, nos colocarmos sempre a serviço, um do outro. Este é o Reino de Deus.

Enquanto a sociedade é dividida entre poderosos opressores e oprimidos explorados, Jesus propõe a conquista da unidade a partir da humildade e do serviço, resgatando-se a vida dos mais excluídos e marginalizados. 

Jesus dedicou sua vida, convivendo com os discípulos e as multidões, para a libertação e o resgate da vida de todos, neste mundo. A vida de Jesus é um testemunho do amor que tudo transforma e gera a vida que permanece para sempre.

5- O evangelho como oração:

Senhor, não pretendo o poder como poder. Preciso da compreensão do exercício da boa convivência do Reino de Deus. Quero servir aos meus irmãos, principalmente aos mais necessitados. Quero ter minha visão voltada para as necessidades do meu próximo, não permitindo que se humilhe em vir me pedir auxilio, sabendo eu das suas dificuldades. Quero ter a humildade do servir, sempre, os meus irmãos segundo os Teus Evangelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário