quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Evangelho do dia 19/10/12 Ano B

                                       EVANGELHO DO DIA 19/10/2012 – ANO B

Lc 10, 1-9

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho - Vocês valem mais que muitos passarinhos– Lc 12, 1-7
Milhares de pessoas se ajuntaram, de tal maneira que umas pisavam as outras. Então Jesus disse primeiro aos discípulos:

- Cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, com a falsidade deles. Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será conhecido. Assim tudo o que vocês disserem na escuridão será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado abertamente. De quem devemos ter medo, Jesus continuou:

- Eu afirmo a vocês, meus amigos: não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus.

- Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus não esquece nenhum deles. Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!

4- Comentário:

Mesmo considerando a narrativa de Lucas um pouco exagerada quanto à multidão que acompanhava Jesus, mas é sabido que realmente Jesus era sempre seguido, pelos seus feitos, por inúmeras pessoas, por onde quer que passasse. É sabido, também que infiltrados no meio dessa multidão, encontravam-se os fariseus, pessoas hipócritas, que viviam das aparências, sempre querendo dar-se bem. Pessoas que se importavam com regras sociais só do faz de conta não as cumprindo. Viviam de intrigas e futricas. Pessoas que se apresentavam impecáveis por fora, mas que se recheavam de podridão por dentro. Pessoas que gostavam de ocupar os lugares de honra nas sinagogas e de serem cumprimentadas em praças públicas. Nunca exercitavam o amor. Jesus chama atenção dos apóstolos para ficarem atentos à má influencia desses hipócritas, especialistas em fomentar intrigas entre os seguidores de Cristo. Os fariseus agiam sempre dissimulados no meio do povo com se quisessem enganar a Deus. Tudo que é feito às escondidas, um dia virá ser conhecido, mesmo que seja no final dos tempos.

Jesus incentiva os seus seguidores a não terem medo dos poderosos que matam seus corpos usufruindo do mundo, mesmo que pra isso tenha que subjugar e oprimir seus próximos. Jesus afirma que devemos temer a Deus com o temor respeitoso de um filho que ama um pai zeloso. Devemos nos entregar confiantes e livres em Deus, nos dedicando ao anúncio do Reino. As alusões aos pardais e aos cabelos são ditos populares sobre a ciência de Deus. O medo perde sua força. Passa a vigorar a confiança em Deus que vela por seus discípulos. É ele quem anula a morte com o dom da vida eterna.

5- O evangelho como oração:

Senhor Jesus obrigado por permitires ser Teu seguidor. Obrigado por nos alertares das infiltrações hostis, em nosso meio, de pessoas não comprometidas com Tua doutrina, com Teus ensinamentos.

Não permita que eu caia nas armadilhas dos dissimulados que se dizem ser Teus discípulos, mas que preferem a hipocrisia dos falsos atos de amor.

Senhor ajuda-me a seguir firme na caminhada da glória, destemido contra os poderosos e temendo a Deus como meu Pai zeloso. Que o meu temor ao Pai não seja pela minha salvação preconizada nos Teus ensinamentos, mas por meu amor em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, conseguido com meu aprofundamento cristão, lendo Teu Evangelho e pelo avivamento da fé, diante dos testemunhos dos meus irmãos em Cristo, por graças alcançadas.

Abençoa-me Senhor, mantendo-me firme na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário