quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Evangelho do dia 18/10/2012 - Ano B

EVANGELHO DO DIA 18/10/2012 – ANO B

Lc 10, 1-9

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho - A missão dos setenta e dois – Lc 10, 1-9

Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."


4- Comentário:

Como aconteceu com João Batista que antecedeu Jesus, anunciando a vinda do Messias, também Jesus nos pede, representados pelos setenta e dois, que anunciemos a BOA NOVA a todos e em todos os lugares, antes do seu retorno. Jesus nos manda peregrinar como evangelizadores anunciando o Reino de Deus, universalizando o Reino de Justiça e de amor. Vamos todos sem bolsas, sem sacolas, sem sandálias, para sermos mais rápidos, sem nada que nos possa prender e nos apegar ao mundo do nosso tempo, tão pervertido. Não paremos diante dos céticos, dos lobos que possamos encontrar nos nossos caminhos. Vamos levar a paz a todos os lares. Vamos dar continuidade aos ensinamentos de Jesus, ampliando o número de trabalhadores, multiplicando os primeiros doze escolhidos, os apóstolos. Não vamos ficar pulando de galho em galho, a casa de Deus é uma só. Cuidado com as falsas profecias! A casa de Deus é onde nos servem o Sangue e o Corpo do seu Filho Jesus Cristo. Os nossos salários é a comum união com Jesus Cristo, único caminho para paz e a glória junto a seu Pai.

5- O evangelho como oração:

Senhor Jesus estou a me oferecer como mais um trabalhador do Teu Evangelho. Quero peregrinar como uma formiguinha, sem parar, levando os Teus ensinamentos a quem dele estiver necessitado. Ó meu bom Deus, que as perspectivas de dificuldades a serem encontradas no caminho não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário