domingo, 28 de outubro de 2012

Divorciados, Recasados ou juntos



O PERDÃO DIVINO
DIVORCIADOS, RECASADOS OU JUNTOS
Lamentavelmente as discriminações assolam nosso Brasil, até mesmo nas comunidades católicas. Às vésperas do domingo de Ramos, um casal católico desafortunado de viver uma separação ou porque a condição social não lhe permitia formalizar um matrimonio, vivendo maritalmente como os ditos “juntos”, receberam a notícia, em um evento religioso, que são adúlteros e que não deveriam participar de evangelizações, por não serem bons exemplos na comunidade.
Que esse coordenador, em nome da Igreja, queira evocar a respeitabilidade em relação ao Evangelho, concordamos. Mas declarar, em público que tais comuns são adúlteros, é demais.

A noticia foi dada como se fosse declaração do pároco, em obediência papal, para não permitir tais católicos se manifestarem a respeito do Evangelho de Cristo, único julgador das desobediências ao Pai, Deus Todo Poderoso, Criador de tudo.

Tal afirmação não condiz com a misericórdia de Deus que é infinita.

Analisando o primeiro caso, um católico separado, a meu ver, separou-se de uma mulher e não de Jesus, nem tão pouco de seu testamento, O Evangelho. Estes católicos, ao constituírem uma nova família, para não viver uma vida desregrada ofertada pelo mundo de hoje, e que aceitam viver com respeitabilidade social perante a sua comunidade, merecem respeito como cidadãos e devem ser preservados de serem taxado de adúlteros, perante essa mesma comunidade. Incorreram na quebra de um dos mandamentos da lei de Deus, reconhecemos. Entretanto, a coordenação, em nome da Igreja, deve respeitá-los como cidadãos e não rotulá-los de ADULTEROS, perante a sua comunidade, principalmente em público, num evento sugerido, pela própria Igreja, para lutarmos contra as desigualdades sociais e as humilhações impostas pelos poderosos aos mais simples, no caso aqui, o poderoso é a Igreja.

A Igreja existe para o Evangelho e é viva pela ação do Santo Espírito de Deus. A Santidade da Igreja vem do Espírito Santo.

Sempre que não somos assistidos pelo Espírito Santo de Deus, poderemos estar incorrendo em atos que possam desabonar aquela que é o corpo de Cristo, a Igreja.

Por que discriminar os “divorciados, recasados ou juntos”? Se são dignos, deixemos que levem a Boa Notícia a quem precisa. Se forem dignos e detêm a respeitabilidade perante sua comunidade e amam Jesus como seu redentor, acreditando no Cristo, como único caminho para a salvação, deixemos que testemunhem o Cristo ressuscitado, que vive  neles de forma glorificada.

Hipocrisia é afetação de virtude ou sentimento que não se tem. A Igreja, hoje, está afetada por leigos colaboradores de paróquias, sem generalizar, que ocupam cargos sem o devido preparo, segundo o Evangelho. São os contatos diretos com as mais diversas comunidades, com os mais diversos problemas e que muitas das vezes, tomam atitudes semelhantes as dos fariseus e dos doutores da Lei, da época de Cristo.  Discriminar cristãos que incorrem em pecado, é não seguir Cristo nos seus ensinamentos. Jesus veio para salvar os que erram. Os que não erram estão salvos.

Adultério é infidelidade conjugal. Se o separado não adulterou e lhe é pedido à separação de corpos, perante a lei dos homens, ninguém é obrigado a conviver com cônjuge que não condiz com citação religiosa de ser um só corpo, uma só carne. Há casamentos religiosos por mera formalidade perante a sociedade, não construídos segundo o Evangelho. Casamento celebrado para honrar o que a lei dos homens lhe exige: A quebra da castidade antecipada. – Este casamento não será celebrado perante a Lei de Deus. Um casamento como este não será duradouro. Estará fadado a uma separação.

A omissão da Igreja em melhor conhecer os nubentes, leva a oficializar um casamento natimorto.

Se não bastasse a punição que sofrem de não usufruirem quatro dos sete Sacramentos, ainda têm que sofrer a humilhação de serem agredidos, moralmente, como sendo adúlteros, perante todos. Isto não condiz com os ensinamentos de Cristo, no nosso legado testamental – OS EVANGELHOS.

Não julguem, e vocês não serão julgados – Mat. 7, 1

Jesus uma vez disse: “Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso de seus fardos, e Eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque Sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso em suas vidas”- Mat.11, 28-29

É o que sempre deveremos procurar fazer, incansavelmente. Há eletricista, taxista, etc., procuremos ser evangelicista, todos, tenhamos o Evangelho como profissão. –Devemos amar Jesus, não porque queremos nos salvar, mas porque Ele vive em nós e nos deu o melhor legado para a nossa salvação: O ESPÍRITO SANTO.

Com a ajuda do Santo Espírito, devemos nos ofertar para sermos instrumento da mensagem de Deus as mais diversas comunidades por onde passarmos. Acreditamos que nunca seremos acometidos de enganos - O ESPÍRITO SANTO SERÁ NOSSO GUIA. O Espírito Santo nos concederá discernimentos suficientes para alavancarmos, em quem nos ouvir, a fé em Deus Pai, a Esperança em Jesus Cristo e o amor do Espírito Santo para ser difundido entre aqueles que Dele necessitam. Sempre procuraremos fomentar o avivamento de fé nos seguidores de Cristo, conduzindo-os a um aprofundamento cristão pela pregação do bom uso dos nossos testamentos. O antigo Testamento, pelo Deus Pai e Novo Testamento por seu filho Jesus.

Como dizia Vespasiano Ramos, poeta maranhense, que viveu no Pará, nome dado à cadeira n. 40 da Academia Paraense de Letras: Multiplicou-se o número de Judas e vai crescendo a prole de Pilatos. – Judas que agem às escuras e Pilatos por lavarem as mãos nas decisões de aniquilação de outrem. – lamentamos o ocorrido às vésperas do domingo de Ramos, quando estava prestes a realizar a comemoração da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, festejada pelos os que mais tarde, cinco dias após, o condenariam a morte de cruz, também humilhante.

O Evangelho do dia era exatamente o que determinava, por parte dos fariseus e os chefes dos sacerdotes, autoridades da Lei, a morte de quem tudo tinha feito para restaurar o reino de Deus entre nós: João 11 45-56.

“... vocês não percebem que é melhor um só homem morrer pelo povo do que a nação inteira perecer? Caifás, não falou isso por si mesmo, sendo sumo sacerdote nesse ano, profetizou que Jesus iria morrer pelo povo. E não só pelo povo, mas também para reunir os filhos de Deus que estavam dispersos”.

Se o afastamento, de fato for para reunir a comunidade, aceitaremos de bom grado e pedimos perdão a Deus pela nossa manifestação, porém sempre colocaremos a Sua disposição nosso corpo, nossa alma, nosso espírito e todo nosso discernimento dado pelo Santo Espírito de Deus a serviço de Sua infinita bondade, para que sempre sejamos instrumento de Suas realizações aqui na terra, em prol dos mais necessitados.

Conclamamos a todos os “DIVORCIADOS, RECASADOS OU os ditos JUNTOS”, a terem paciência. A acreditarem no Cristo ressuscitado que não nos discrimina. A continuarem buscando Jesus. Este sim, nos ama com todos os nossos defeitos.

A Igreja é una. Como instituição, ela quer todos os cristãos unidos em torno de sua abeca, Jesus. Nós unidos, formamos seu corpo. Portanto devemos perseverar em oração rogando por sua sabedoria. Há Igreja não devemos atribuir à culpa ocasionada por um seguimento mal informado que coordena uma comunidade. Devemos receber todos que se encontrarem nesta situação de divorciados, recasados ou os que vivem juntos, numa relação estável, com amor e carinho, dando-lhes a oportunidade de continuar na caminhada, felizes, rumo a Jesus, perseverando na oração.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.




Um comentário: