segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Evangelho do dia 22/10/2012 - Ano B

EVANGELHO DO DIA 22/10/2012 – ANO B

1- Oração de compromisso do Ministério:

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!
2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho – A VIDA É DOM DE DEUS - Lc 12,13-21

Um homem que estava no meio da multidão disse a Jesus:
- Mestre, mande o meu irmão repartir comigo a herança que o nosso pai nos deixou.
Jesus disse:
- Homem, quem me deu o direito de julgar ou de repartir propriedades entre vocês?
E continuou, dizendo a todos:
- Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.
Então Jesus contou a seguinte parábola:
- As terras de um homem rico deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: "Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita. O que é que vou fazer? Ah! Já sei! - disse para si mesmo. - Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: 'Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.' " Mas Deus lhe disse: "Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?"
Jesus concluiu:
- Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos.


4- Comentário:

A VIDA É DOM DE DEUS
A riqueza por acumulação de bens, de forma egoísta passa a ser uma forma de idolatria. Muitas das vezes deixamos de fazer uma socialização com nossos irmãos ou até mesmo parentes próximos necessitados, pela ganância de cada vez querer mais. É a famosa expressão, ”não tenho tempo”. O trabalho nos absorve e consome na sua plenitude, de forma que, às vezes, não temos tempo para nossa saúde física ou espiritual. A VIDA É UM DOM DE DEUS e por isso devemos, também, preservá-la com responsabilidade. Tudo que temos fruto de nossas conquistas foi proporcionado pela bondade de Deus. Não nos custa disponibilizar uma parte para ofertar, com alegria, em prol dos menos favorecidos, que não tiveram, por algum motivo, a mesma sorte nossa. Disponibilizar de uma forma saudável que não transpareça humilhação. De forma animadora. 

No caminho da vida, deparamos com a riqueza e a pobreza. Com os nossos discernimentos cristãos, temos a obrigação de conviver com esses dois seguimentos, como atenuadores dessas diferenças.

Por isso, Jesus denuncia, energicamente, a insensatez dos ricos. Nos alerta contra a avareza, insistindo para que não contássemos com a abundância de bens como fator de segurança e felicidade. E isto na tentativa de nos levar e nos manter imunes contra a idolatria da riqueza.

5- O evangelho como oração:

Senhor, quero Te agradecer por tudo que tens me proporcionado nesta vida, principalmente a saúde e por teres me permitido em ser teu seguidor.

Não permita que eu seja avarento, egoísta que não possa compartilhar com meus irmãos em Cristo, os bens que me disponibilizaste e compartilhar meu discernimento para animar os desanimados, alegrar os descontentes encorajando-os na caminhada com Cristo, combatendo o bom combate. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário