quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 05/11/2012 - Mt 15,29-37



EVANGELHO DO DIA 05/11/2012 – ANO C 
Jesus cura muita gente - Mt 15,29-37


1- Oração de compromisso do Ministério: 

Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho - "Jesus cura muita gente" - Mt 15,29-37
Jesus saiu dali e foi até o lago da Galiléia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel.
Jesus chamou os seus discípulos e disse:
- Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.
Os discípulos perguntaram:
- Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
- Quantos pães vocês têm? - perguntou Jesus.
- Sete pães e alguns peixinhos! - responderam eles.
Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

4- Comentário:

CURA FÍSICA E ESPIRITUAL

O acolhimento é fundamental na vida de quem se compromete vivenciar os ensinamentos de Jesus. A comunidade que O seguia, bastante numerosa, O acolheu pela sua Messianidade, como o Filho de Deus, que estava no nosso meio para amenizar nossos sofrimentos, mostrando-nos o caminho da nossa salvação. O caminho do convívio eterno com o Pai. O nosso Deus misericordioso.

É difícil acolher quando nosso coração já se encontra cheio de tantas coisas do mundo. Vícios e desvios de comportamentos. Neste Tempo do Advento é preciso ter um “coração vazio” de si mesmo, como o de José e o de Maria, como o de João Batista e o dos pobres e simples do evangelho, que acolheram e reconheceram em Jesus o Filho de Deus. Se outras coisas ocuparam o lugar de Deus em nós, então Deus não tem lugar em nosso coração. Mas, em sua misericórdia, podemos mudar nosso jeito e nosso modo de ser. Agora a decisão é nossa.

Jesus, como filho de Deus, também infinitamente misericordioso, acolheu a comunidade nas suas necessidades espirituais e consequentemente, físicas. As enfermidades físicas advêm da desarmonia espiritual do mundo, com as coisas do alto.

Jesus veio para pagar nossos erros cometidos, nosso desatino contra o Deus Pai. Sabemos que Ele foi o nosso cordeiro imolado pelos erros do mundo. O nosso Cristo Messiânico. Daí em diante, os erros do mundo passam ser reparados por alguém que, mesmo sem maldade no coração, mas que como Cristo, nada tendo haver com os desvios de comportamento da humanidade, tem que pagar por seus erros. São os cristos sem messianidade espalhados por aí, imolados pelas nossas loucuras que teimamos em desrespeitar as regras do Reino. Tudo que é feito de errado no mundo, depois de Cristo, alguém paga.

Nossa missão é acolher e ensinar, a todos, os caminhos do acolhimento: Os evangelhos.

O acolhimento quebra o egoísmo arraigado, no nosso ser proporcionalmente ao crescimento do nosso acolhimento.

Jesus nos deu o exemplo de desprendimento do egoísmo dando alimento a toda a comunidade.

Com os milagres Jesus respondeu e responde no nosso tempo, as necessidades das comunidades cristãs e até mesmo àquelas que resistem à conversão. Jesus mostra a presença de Deus a seu povo que, por sua vez, responde com intenso ato de louvor.

Está salientado, pela atitude dos discípulos, isto é, da comunidade, como deve ser o nosso comportamento como Comunidade Cristã. Temos que ser mediadores respondendo a fome de uma sociedade que corre o risco de desfalecer no caminho da vida.

Jesus cura os coxos, aleijados, cegos, mudos e toda sorte de gente flagelada por doenças e enfermidades, para que entendamos que devemos andar e enxergar, falar e vivenciar seus ensinamentos, passando-os a quem deles necessitam.

Vamos enxergar as necessidades do mundo, vamos andar por ai e levar a Boa Nova a todos. Vamos evangelizar e dar o conhecimento dos Sacramentos aos convertidos.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

5- O evangelho como oração:

Pai, a acolhida que Seu Filho Jesus me dispensa deve mudar profundamente o meu coração. Que eu seja transformado por ele e me torne mais disponível para servir no Seu Reino. Com ajuda do seu Santo Espírito acelera minha conversão. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário