segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 03/11/2012 - Mateus 8, 5-11



EVANGELHO DO DIA 03/11/2012 – ANO C 
“As fronteiras do Reino” - Mateus 8, 5-11 


1- Oração de compromisso do Ministério:
Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho

Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse:
- Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
- Eu vou lá curá-lo! - disse Jesus.
O oficial romano respondeu:
- Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: "Vá lá", e ele vai. Digo para outro: "Venha cá", e ele vem. E digo também para o meu empregado: "Faça isto", e ele faz.
Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaac e Jacó.

4- Comentário:

Após a morte de João Batista, Jesus precisava preparar seus discípulos para o anuncio da Boa Nova. Jesus foi ter em Cafarnaum, onde perdurou por quatro dias bastante producentes à adesão aos seus ensinamentos.

Mesmo antes de se manifestar com sua messianidade, ao entrar em Cafarnaum, foi abordado por um oficial Romano que descendo de sua graduação de oficial, cargo importante entre os romanos, que lhe suplicou a ordem de cura para seu empregado amigo, como que aceitando a superioridade infinita de Jesus. É maravilhosa a solidariedade manifestada no momento quando o oficial suplica a cura, não pra ele, mas para um seu empregado que sofria de um mal paralisante. Uma paralisia.

Muitos se acham importantes e que não têm necessidade de procurar Jesus. São auto-suficientes no mundo que vivem. Entretanto, o soldado romano, apesar do cargo que ocupava, um gentio pagão, enxergando a necessidade do seu empregado necessitado, foi ter com Jesus numa demonstração suprema de solidariedade pouca vistas no nosso meio, católicos praticantes. Foi pedir ajuda a Jesus, de uma forma confiante, diante da fé que naquele momento evidenciava pelo seu comportamento.

A ação messiânica de Jesus interferiu na vida de ambos. Do Paralítico porque fora curado e do soldado romano por ter sido instrumento da ação de Deus para realização do milagre.

Como seria bom se tivéssemos sempre, ao nosso lado, um oficial romano pedindo pela cura de nossas paralisias espirituais. Como seria bom termos Jesus nos curando das nossas omissões espirituais por não enxergáramos as necessidades dos nossos irmãos e intercedermos por eles. Como seria bom curarmos nossas paralisias da não divulgação do Evangelho a quem dele precisa tomar conhecimento. Como seria bom termos a fé desse soldado, oficial romano pagão, que acreditou em Jesus sem nunca Tê-lo visto e suplicando por uma cura a distancia. Acreditando com sua fé inabalável que Jesus poderia, como ele muitas vezes tinha dado ordem a seus comandados, curar seu empregado. Bastava uma ordem. Como seria bom nós nos colocarmos a disposição de Jesus para que Ele nos usasse como instrumento de suas realizações no nosso tempo.

Jesus quer que tenhamos essa fé desse soldado romano. Jesus atende a todos que tenham fé. Jesus mostra que as fronteiras do Reino vão muito além do mundo dos privilegiados. Dos que convivem diariamente com seus ensinamentos. A fronteira do Reino é a fé na palavra libertadora de Jesus. Mesmo pertencendo a grupos dos que se consideram salvos, se não houver essa fé, também não haverá possibilidade da entrada no reino de Deus.

Façamos essa experiência com Jesus. Pela nossa fé na Palavra Libertadora de Jesus, peçamos por nossos sofrimentos, pelas nossas angustias em fim por tudo que estamos precisando para sermos felizes no convívio com os ensinamentos de Jesus. Vamos acreditar na autoridade infinita de Jesus. Vamos nos colocar a disposição Dele para aliviar o sofrimento de outrem. AMÉM.

5- O evangelho como oração:

Senhor Jesus, preciso da sustentação da Sua presença na minha vida, para que sempre tenha uma fé inabalável, como a do oficial romano. E que consiga ter a coragem suficiente para enfrentar qualquer adversidades que por ventura ameacem impedir de levar o Seus ensinamentos a todos, inclusive aos que não percebem a importância do convívio no Reino de Deus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário