terça-feira, 4 de dezembro de 2012



EVANGELHO DO DIA 04/11/2012 – ANO C 
“Jesus exultou de alegria no Espírito Santo” (Lc 10, 21-24) 


1- Oração de compromisso do Ministério: 
Senhor, que eu seja instrumento de Suas realizações na terra, levando esperanças as pessoas necessitadas. Concedei-me a graça de usufruir e desenvolver os Dons do Seu Santo Espírito, para que os Seus Frutos sejam distribuídos, gratuitamente, por toda a terra. Usai-me também, como Seu instrumento de paz e harmonia nas questões de conflito, dando-me discernimentos suficientes para dirimi-los satisfatoriamente, segundo a Sua vontade. Amém!

2- Oração para entendimento do Evangelho:

Senhor, creio que com esta leitura estou diante de Ti. Concedei-me a graça do entendimento e com auxilio do Teu Santo Espírito compreenda Tuas recomendações, dando-me o discernimento suficiente para retransmiti-la aos nossos irmãos cristãos segundo a Tua vontade.

3- Evangelho

Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

4- Comentário: 

No evangelho de hoje, vemos Jesus sorridente, com os olhos brilhando, “Jesus exultou de alegria no Espírito Santo” (Lc 10, 21)

A alegria é uma característica de todo cristão, é dom do Espírito Santo para todo batizado, é o que os primeiros cristãos possuíam (cf At 2, 46) e todos nós devemos ter. Jesus viu os planos do Pai se concretizando naqueles primeiros discípulos como, também se alegrará quando nós, nos dias de hoje, sairmos felizes e confiantes levando o seu Evangelho a todos, sem discriminação, de forma ecumênica, de uma maneira que é bem característica da Santíssima Trindade. Jesus nos conclama exultante de alegria, também, a participar mais uma vez, das grandezas divinas. Nosso Senhor glorifica seu pai porque, naquela época, não escolheu os “sábios e entendidos”, reconhecidos por suas arrogâncias e prepotências, para serem os seus primeiros discípulos. Mas os pequeninos: povo sem estudo, sem muito entendimento, que não era capaz de muita coisa, eram simples. Contudo, todos os 72 discípulos, sob a ação do Espírito santo, voltam alegres dizendo que até os demônios se submeteram a eles pelo nome de Jesus. É como se a profecia de Isaías, na qual é prometida a harmonia entre lobo e cordeiro, pantera e cabrito, touro e leão, vaca e urso, criança e víbora. Tudo isso será possível porque sobre o nosso Salvador repousa o Espírito Santo com todos os seus dons e porque Ele não julga pelas aparências nem pelo ouvir dizer, mas com retidão e justiça. (cf. Is 11,1-8)

Esta é uma grande lição para nós todos que ficamos tardando para dar uma resposta ao Senhor, por nos acharmos incapazes, fracos, pequenos. Os pequeninos são todos os que se apresentarem de coração limpo, sem arrogância e prepotência, isto é, os que abrem o coração e não colocam a razão em primeiro lugar. Estes sim poderão distinguir os prodígios e milagres que acontecem quando o reino de Deus nos é manifestado, pela ação do Espírito Santo. Jesus louvou o Pai e exultou no Espírito quando os Seus discípulos “enxergaram” as maravilhas que ocorreram quando eles saíram anunciando o reino. “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!” Quando nos dispomos a divulgar o reino dos céus aqui na terra, é sinal de que ele já está acontecendo na nossa vida e, na medida em que nós nos abrimos, mais e mais vamos experimentando a alegria e a felicidade interior proveniente do Reino de Deus. O Pai se dá a conhecer através da revelação do Filho e quanto mais nós conhecermos a Jesus, mais nós teremos comunhão com Deus Pai e assim estaremos vivendo a felicidade tão almejada. Afinal, todas as coisas foram entregues a Jesus pelo Pai e Ele as dá a quem lhe apraz e quando lhe aprouver.

O que vale para Ele não são a inteligência e sabedoria humanas, mas o conhecimento de Deus, e “Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelar” (Lc 10,22). Grandiosas são as nossas almas quando acreditamos na misericórdia e bondade do Senhor, mesmo que nossos olhos não as tenham visto.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. 

5- O evangelho como oração:
Obrigado, Pai, por nos conceder a oportunidade de Te conhecer mais profundamente… Obrigado, Jesus, por nos apresentar o Pai, e nos aceitar como irmãos teus, a medida que agimos como Tu nos ensinastes… Obrigado, Espírito Santo, por nos santificar, dando-nos coragem para enfrentar as batalhas do dia-a-dia, e dando-nos paciência para esperar o momento de Deus para aquilo que não podemos mudar. E que na hora certa nos fazes ouvir as palavras do Mestre: Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário